AOMETO assina, com outras entidades classistas, solicitações junto aos Comandos da PMTO, CBMTO e MP

Na pauta estavam, entre outros pontos, o auxílio-alimentação, com o intuito de ser estendido a todos os servidores militares de forma integral
03/11/2024 03/11/2024 06:50 24 visualizações

Na manhã do dia 30, a AOMETO e dirigentes de várias associações militares do Estado do Tocantins se reuniram para discutirem assuntos comuns à categoria. A reunião ocorreu na sede da Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (APRA-TO).

Na pauta estavam, entre outros pontos, o auxílio-alimentação, com o intuito de ser estendido a todos os servidores militares de forma integral; a adequação da legislação estadual à Lei de Organização Básica das Polícias Militares e Bombeiros (LOB) nacional, aprovada pelo congresso nacional em dezembro de 2023, e a quebra de sigilo de informações em inquérito policial de uma investigação em andamento envolvendo militares.

Foi assinado um protocolo conjunto de fortalecimento dos anseios  do militares com solicitações que vão desde a implementação da LOB no Estado e a defesa da exclusividade do policiamento ostensivo, preventivo e da polícia administrativa na preservação da ordem pública da Polícia Militar, quando houver a participação do governador em mesa de negociação federal sobre Segurança Pública.

 

As entidades também oficiaram o Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE-TO) sobre uma notícia fato para apurar suposta irregularidade no vazamento de informações sigilosas de Inquérito Policial da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, envolvendo quatro policiais militares. O documento foi encaminhado ao coordenador do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública, o promotor de Justiça João Edson de Souza.

A reunião contou com a presença do presidente da AOMETO João Leyde de Souza Nascimento, dos Presidentes da APRA-TO, Regis Guedes; da Unimil-TO, João Victor Moreira; da ASMIPAR – Paraíso, Uander de Souza Amaral; da ASPRA-TO Gurupi, Douglas Mendes; da APA – Araguaína, Elton Negreiros; da ACS do 5º Batalhão de Porto Nacional, Nirley Castro Macedo Fernandes; da ASMIRD – Dianópolis, Edmilson Pinto Ferreira; da ACS Colina do Tocantins, Robson José Matos da Costa; da FASPRA-TO, Everton Cardoso Dias Soares e da ASMIR, Adão Sousa, Alan, ASSMETO Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Bombeiros do Estado do Tocantins (ASSPMETO), José Alan de Oliveira Castro.